A crise do jornalismo em Portugal
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A crise do jornalismo em Portugal

10,00 €
  • ISBN: 978-989-8701-26-8
  • Edição: 2016
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 121 x 188 x 11 mm
  • Nº Páginas: 192
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: Le Monde Diplomatique
  • Autor: VVAA
Tema: Ciências Sociais e Humanas, Comunicação

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Fonte de Letras Évora, Evora Disponível -+
  • Descrição

O jornalismo é uma actividade historicamente fracturada, indecidida, com origens e práticas diversas, enraizadas na história e na cultura. A crise que atravessa tem aspectos estruturais (modelos de negócio frágeis, promiscuidade com o poder político e económico), alguns dos quais decorrentes de uma história recente (perda de receitas publicitárias e de públicos; disrupção tecnológica e identitária).
A versão portuguesa da crise, analisada neste livro, intensifica factores como a desregulação das relações laborais, uma afasia crítica e reflexiva que se traduz na ausência de modelos alternativos de existência; desequilíbrio e distorção na representação de grupos e problemáticas sociais; perda de autonomia dos jornalistas; fortalecimento dos discursos hegemónicos em detrimento do pluralismo e da independência. É um quadro pouco esperançoso. O conjunto de artigos aqui reunidos, da autoria de jornalistas, académicos e investigadores na área dos media, pretende contribuir para a inversão deste cenário. Porque a esperança se alimenta de um debate aberto e informado.

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