A Porta Aberta
Clique na imagem para ampliar

A Porta Aberta

16,00 €
  • ISBN: 978-989-8828-66-8
  • Depósito legal: 451625/19
  • Edição: 2019
  • Idioma: Português
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: Companhia das Ilhas
  • Autor: Laurinda C. Andrade
Tema: Biografias
Colecção: Terra Açoriana 

Procure o livro que tanto deseja

Selecione a quantidade prentendida, da Livraria que mais lhe convém

Pode encomendar livros em diferentes livrarias

Coloque os seus dados de contato e finalize o seu pedido

Irá ser contatado pelos Livreiros sobre a sua encomenda

Livrarias

Livraria Localização Estado Quantidade
Livraria da Companhia das Ilhas Açores, Lajes Do Pico, Portugal Disponível -+
  • Descrição

A Porta Aberta é uma das mais empolgantes e justamente célebres histórias de vida da autoria de qualquer imigrante português nos EUA.
Laurinda C. Andrade emigrou sozinha para os EUA com apenas 18 anos. Tendo completado apenas uns poucos anos de escola primária nos Açores, Laurinda conseguiu o diploma do Liceu de New Bedford e formou-se pelo Pembroke College, Universidade de Brown, uma das instituições de ensino superior de maior prestígio da América. Depois de trabalhar como editora e directora dum semanário de língua portuguesa, e ocupar um posto de distinção como secretária da Legação Portuguesa em Washington, D.C., Laurinda C. Andrade aceitou uma colocação como professora de Português no Liceu de New Bedford, escola que havia frequentado. Para tal, voluntariamente renunciou a um vencimento superior num organismo que dentro em breve se viria a chamar a Embaixada de Portugal nos Estados Unidos da América.
O percurso de Laurinda é admirável por variadíssimas razões. De entre elas o ter-se integrado numa família de imigrantes do Pico, ao ponto de se tornar uma “filha” e “irmã” no seio dessa família; o romper de barreiras no que respeita ao lugar da mulher numa época e em situações em que imperava o patriarcalismo, sobretudo pela
sua luta em prol da família e da mulher no jornal que editou e dirigiu; e, o exemplo máximo, a sua luta, enfrentando enormes preconceitos, para manter, divulgar e defender a dignidade da sua língua e da sua cultura.
O ensino do Português na América a nível de escola secundária tem para com Laurinda C. Andrade uma dívida impagável.
Francisco Cota Fagundes

Main Menu