Amadeo de Souza-Cardoso
12,00 €
Bom estado de conservação
- ISBN: -
- Depósito legal: -
- Edição: 1972
- Idioma: Português
- Nº Páginas: 87 p., 32 grav.
- Tipo: Livro
- Estado: Usado
- Editora: Inquérito
- Autor: França, José-Augusto
Tema: Artes Plásticas
Colecção: Arte e inquérito
Vol: 1
Edição: 2ª ed
Procure o livro que tanto deseja
Selecione a quantidade prentendida, da Livraria que mais lhe convém
Pode encomendar livros em diferentes livrarias
Coloque os seus dados de contato e finalize o seu pedido
Irá ser contatado pelos Livreiros sobre a sua encomenda
Descrição
Estado de Conservação
“Na vizinhança de Amadeo nascera Teixeira de Pascoaes, e então vemos que, nesse breve espaço da província nortenha, anos próximos juntaram, como de propósito, o último dos antigos e o primeiro dos modernos, na vida portuguesa – o último eco perdurável do século XIX e «a primeira descoberta de Portugal na Europa do século XX»”. Não teria sido má ideia que JAF lesse certa prosa de Pascoaes, vinda directamente do futuro (continua futura até hoje), antes de o fixar assim na velha imagem, lugar-comum, segundo o qual teria sido ele, embora tardio, o nosso grande romântico (é certo que foi, mas muito mais que isso...). E teria sido mais simples salientar só que a pequena mas sem dúvida especial Amarante deu à luz os talvez dois maiores génios das letras e das artes lusas - e ainda poderíamos avocar esse belo pintor contemporâneo de ambos, António Carneiro, ou o fotógrafo Teixeira Pinto, nas artes; e o orador António Cândido e a romancista Agustina, nas letras. Não se conhece em território nacional nenhum outro lugar com tamanha concentração de génio (primeiros nomes citados) ou de talento (seguintes) por m2.
Sobre esta edição: “quatro anos depois de se celebrar o cinquentenário nacional da morte de Amadeo (...), sabemos da sua obra o que em 1956 não sabíamos”.
Sobre esta edição: “quatro anos depois de se celebrar o cinquentenário nacional da morte de Amadeo (...), sabemos da sua obra o que em 1956 não sabíamos”.