Arquitetura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa
Clique na imagem para ampliar

Arquitetura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa

35,00 €
  • ISBN: 978-989-8217-37-0
  • Depósito legal: 410257/16
  • Edição: 2016
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 21.6 x 26.2 cm
  • Nº Páginas: 320
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: Dafne Editora
  • Autor: Baptista, Luís Santiago
Tema: Arquitectura, Arte, Arquitectura e Design

Procure o livro que tanto deseja

Selecione a quantidade prentendida, da Livraria que mais lhe convém

Pode encomendar livros em diferentes livrarias

Coloque os seus dados de contato e finalize o seu pedido

Irá ser contatado pelos Livreiros sobre a sua encomenda

Livrarias

Livraria Localização Estado Quantidade
Snob Lisboa, Lisboa Disponível -+
Fonte de Letras Évora, Evora Disponível -+
  • Descrição

Qual o papel dos concursos de arquitetura na transformação da sociedade portuguesa no último século? Organizado em secções temáticas, este livro colige um manancial de informação que resulta da exposição «Arquitetura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa». Através de uma selecção criteriosa, faz uma abordagem panorâmica do que foram as propostas dos arquitectos e as escolhas dos júris. Assim, a partir de textos de enquadramento e de ensaios originais, esta obra constrói uma nova interpretação histórica da profissão e apresenta uma reflexão crítica sobre a prática disciplinar.
Se o livro torna evidente a transformação dos meios de representação e dos modos de trabalho dos arquitectos, a sua leitura permite confirmar que os concursos não só serviram para escolher as soluções de projecto mais adequadas para muitas circunstâncias, como também impulsionaram práticas de projecto originais e constituíram momentos de confronto entre diferentes compreensões do que é a arquitectura.
Ao longo da meia centena de exemplos convocados, recorda-se o impacto que as escolhas dos júris tiveram na construção da paisagem, na renovação da habitação, na configuração da cidade, na percepção do território e na sua infra-estruturação, na representação nacional, na afirmação de instituições, na conquista do espaço público, nos novos espaços de lazer, na consolidação da cultura, na preservação do património, na qualificação da educação, na afirmação da profissão.
Enfim, este trabalho demonstra que os concursos, quando bem organizados, são uma forma privilegiada de decidir entre os vários caminhos possíveis para transformar o mundo.
Este livro é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos, Secção Regional do Sul, em co-produção com a Fundação Centro Cultural de Belém e Casa da Arquitectura, inserida no programa Escolha-Arquitectura.
Com textos e contribuições de: Filipe Mónica, João Costa Ribeiro, Luís Santiago Baptista, Tiago Mota, Ana Vaz Milheiro, Ana Tostões, Nuno Grande, Teresa Patrício Gouveia, António Lamas, Luís Tavares Pereira & Teresa Novais, José António Bandeirinha & Armando Rabaça, Pedro Bandeira, Roberto Cremascoli, André Tavares & Ivo Poças Martins, Gonçalo Canto Moniz, Jorge Figueira & Bruno Gil, Michel Toussaint, Pedro Baía, Daniel Malhão.

Main Menu