Contra Amazon e outros ensaios sobre a humanidade dos livros
Clique na imagem para ampliar

Contra Amazon e outros ensaios sobre a humanidade dos livros

24,40 €
  • ISBN: 978-65-990141-8-5
  • Edição: 06/2020
  • Idioma: Português (Brasil)
  • Dimensões: 21 x 13.8 x 2.2 cm
  • Nº Páginas: 304
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: Editora Elefante Brasil
  • Autor: Carrión, Jorge
Tema: Ciências Sociais e Humanas

Procure o livro que tanto deseja

Selecione a quantidade prentendida, da Livraria que mais lhe convém

Pode encomendar livros em diferentes livrarias

Coloque os seus dados de contato e finalize o seu pedido

Irá ser contatado pelos Livreiros sobre a sua encomenda

Livrarias

Livraria Localização Estado Quantidade
Snob Lisboa, Lisboa Disponível -+
Passado dos Livros Lisboa, Mafra Disponível -+
  • Descrição

A edição brasileira de Contra Amazon — título que, por aqui, ganhou o complemento: e outros ensaios sobre a humanidade dos livros — traz dezessete textos assinados por Jorge Carrión, presentes na edição original, incluindo “Contra Amazon: sete razões / um manifesto”, e um Post-scriptum sobre a situação das livrarias durante a pandemia de covid-19, também assinado pelo autor.

A grande novidade fica por conta dos textos assinados por pequenos livreiros e livreiras do país. A ideia é que as críticas à Amazon vindas de um autor estrangeiro, com uma vivência livresca global, fizessem eco no dia a dia de brasileiros e brasileiras que estão felizes, batalhando — e pagando as contas, apesar de todas as dificuldades — em pequenos estabelecimentos onde o cliente entra, conversa, senta, passeia pelas prateleiras, toma um café (muitas vezes, cortesia da casa), conversa mais e só então, talvez, leva um livro.

*

“Parece impossível escrever sobre o protagonismo do mundo do livro no século XXI, sobre as livrarias independentes e as bibliotecas mais inovadoras, sobre as constelações de leitores que continuam acreditando no papel, sem pensar na Amazon como nossa antagonista. Embora Google Livros e outras grandes plataformas também tenham influenciado muitíssimo o modo como nos relacionamos com os textos, a multinacional logística dirigida por Jeff Bezos converteu-se na marca mais icônica e mais eloquente, na empresa que modificou — e, com frequência, violentou — mais fortemente as relações tradicionais entre os leitores e os livros. Trata-se de um monstro cheio de tentáculos, que não para de inovar e de crescer. […] Paralelamente, proliferaram-se os entregadores da Amazon que percorrem as cidades com suas grandes mochilas, iguais às de outras companhias supostamente disruptivas, mas que, na realidade, adotaram de maneira neoliberal o precário modelo de trabalho dos catadores de materiais recicláveis.”

— Jorge Carrión, na Nota do autor



SOBRE O AUTOR
Jorge Carrión nasceu em 1976 em Tarragona, na Espanha. É escritor, crítico cultural do The New York Times e diretor do curso de pós-gradução em criação literária da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Escreveu romances, ensaios narrativos e livros de viagem, entre eles, Los turistas [Os turistas], Los huérfanos [Os órfãos], Los muertos [Os mortos] e Livrarias (Bazar do Tempo, 2019), que alcançou sucesso internacional, sendo traduzido a mais de dez idiomas. Mantém o site jorgecarrion.me.

Main Menu