Marcas e Identidades
13,65 €
- ISBN: 9789896251086
- Depósito legal: 252200/07
- Edição: 2006
- Idioma: Português
- Dimensões: 23x15,5x1 cm
- Nº Páginas: 183, [3] p.
- Tipo: Livro
- Estado: Novo
- Editora: Campo das Letras
- Autor: Ruão,Teresa
Tema: Economia
Colecção: Comunicação e sociedade
Vol: 5
Edição: 1ª ed
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Descrição
Esta publicação analisa uma das mais actuais temáticas do Marketing dos nossos dias: as estratégias de identidade de marca assentes nos princípios da interacção, relação e emoção.
Em mercados cada vez mais abundantes e informados, as empresas consideram fundamental aumentar a proximidade com o consumidor, aspirando, no limite, a criarem "clientes vitalícios". Para conseguirem um tal resultado, o Marketing advoga o desenvolvimento de relações de cumplicidade e afeição, num complicado jogo antropomórfico, demonstrando os estudos no domínio do Marketing do Relacionamento que é possível retirar benefícios económicos do estabelecimento de relações de proximidade com os consumidores. E no desenvolvimento de uma estratégia, o conceito de identidade da marca surge destacado, enquanto dimensão que integra e projecta os valores da relação.
O caso da marca Vista Alegre constitui um exemplo nacional e percursor no uso desta estratégia.
A integração de valores históricos nacionais no núcleo da identidade da marca, ao longo dos seus quase 200 anos de existência, permitiu o desenvolvimento de uma relação de afeição e intimidade entre os consumidores portugueses e a Vista Alegre. E isso foi fundamental para o sucesso da marca.
Em mercados cada vez mais abundantes e informados, as empresas consideram fundamental aumentar a proximidade com o consumidor, aspirando, no limite, a criarem "clientes vitalícios". Para conseguirem um tal resultado, o Marketing advoga o desenvolvimento de relações de cumplicidade e afeição, num complicado jogo antropomórfico, demonstrando os estudos no domínio do Marketing do Relacionamento que é possível retirar benefícios económicos do estabelecimento de relações de proximidade com os consumidores. E no desenvolvimento de uma estratégia, o conceito de identidade da marca surge destacado, enquanto dimensão que integra e projecta os valores da relação.
O caso da marca Vista Alegre constitui um exemplo nacional e percursor no uso desta estratégia.
A integração de valores históricos nacionais no núcleo da identidade da marca, ao longo dos seus quase 200 anos de existência, permitiu o desenvolvimento de uma relação de afeição e intimidade entre os consumidores portugueses e a Vista Alegre. E isso foi fundamental para o sucesso da marca.