Memórias de um tempo futuro – realidade virtual e educação
33,00 €
- ISBN: 9789728310066
- Depósito legal: 97425/96
- Edição: 1996
- Idioma: Português
- Dimensões: 23,4x18,5x2 cm
- Nº Páginas: 345 p.
- Tipo: Livro
- Estado: Novo
- Editora: Hugin
- Autor: Camacho,Lurdes
Tema: Ensaio
Edição: 1ª ed
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Descrição
Partindo de uma descrição conceptual, histórica e descritiva dos vários componentes tecnológicos de um sistema RV que considera ser uma nova interface e uma nova forma de comunicação, Lurdes Camacho analisa as potencialidades desta nova tecnologia na área da educação, as suas especificidades e virtualidades, os seus perigos e inconvenientes, através de contextos de utilização e da análise de aplicações existentes ou possíveis de realizar.
Uma das grandes vantagens da RV na educação é a sua facilidade de transmissão de conceitos, através de enorme versatilidade no desenvolvimento de conteúdos específicos, possibilitando a criação de qualquer mundo, semelhante ou real ou totalmente diferente, com ou sem leis físicas como a da gravidade, com proporções idênticas às do mundo real ou não, e a sua adaptação a diversas disciplinas, do ensino de línguas estrangeiras à biologia, da história à matemática ou à química, diz a autora.
Outras possibilidades são a introdução de simulações para acelerar o conhecimento de certos desportos, por exemplo, sem necessitar de processos morosos, colocar todos os alunos a interagir efectivamente em grupo num mesmo ambiente ou a preparação de visitas de estudo a um local sobre que pode ser fornecida a priori, informação e pormenores morosos de explicar no acontecimento real, ou ainda visitas a locais destruídos e reconstruídos em RV.
Uma das grandes vantagens da RV na educação é a sua facilidade de transmissão de conceitos, através de enorme versatilidade no desenvolvimento de conteúdos específicos, possibilitando a criação de qualquer mundo, semelhante ou real ou totalmente diferente, com ou sem leis físicas como a da gravidade, com proporções idênticas às do mundo real ou não, e a sua adaptação a diversas disciplinas, do ensino de línguas estrangeiras à biologia, da história à matemática ou à química, diz a autora.
Outras possibilidades são a introdução de simulações para acelerar o conhecimento de certos desportos, por exemplo, sem necessitar de processos morosos, colocar todos os alunos a interagir efectivamente em grupo num mesmo ambiente ou a preparação de visitas de estudo a um local sobre que pode ser fornecida a priori, informação e pormenores morosos de explicar no acontecimento real, ou ainda visitas a locais destruídos e reconstruídos em RV.