Questões de controlo e gestão
19,90 €
- ISBN: 0092000120724
- Depósito legal: n /a 2001
- Edição: 2001
- Idioma: Português
- Dimensões: 20,7x14,5x2,2 cm
- Nº Páginas: 360
- Tipo: Livro
- Estado: Novo
- Editora: Rés-Editora
- Autor: AAVV, Collins,Lionel
- Tradutor: Dina Osman
Tema: Economia
Edição: 1ª
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Descrição
Este livro dirige-se aos docentes, aos investigadores e aos estudantes (…) preocupados com os debates relativos aos fundamentos e às teorias de base do Controlo de Gestão, e da Gestão de um modo mais lato. (…) Procura outro tanto interessar os dirigentes de empresa, os directores financeiros e os responsáveis pelo Controlo de Gestão, preocupados em fazer um balanço, conscientes da necessidade de questionar e mesmo repensar as suas práticas, as suas diligências, os seus conceitos, a sua linguagem
As contribuições dos autores (…) foram reagrupadas em três partes:
• A primeira parte intitulada “A gestão em questão” reúne as contribuições que assentam mais particularmente na relação entre o conceito de controlo e os fundamentos da ideia de gestão.(…) O debate diz respeito directamente ao papel do “gestor”, à diligência e à atitude do dirigente de empresa.
• A segunda parte “Nas fronteiras do Controlo de Gestão” convida a ultrapassar o quadro tradicional onde, historicamente, foram criados os sistemas de controlo, isto é, as empresas industriais.(…)
• A terceira parte sugere um alargamento: “Do controlo na empresa ao controlo da empresa”. Com efeito, a questão do controlo ficou durante muito tempo prisioneira de uma perspectiva exclusivamente interna. Trata-se de a completar através de uma problemática externa e, talvez por isso, os grupos multinacionais parecem cada vez mais incontroláveis.
As contribuições dos autores (…) foram reagrupadas em três partes:
• A primeira parte intitulada “A gestão em questão” reúne as contribuições que assentam mais particularmente na relação entre o conceito de controlo e os fundamentos da ideia de gestão.(…) O debate diz respeito directamente ao papel do “gestor”, à diligência e à atitude do dirigente de empresa.
• A segunda parte “Nas fronteiras do Controlo de Gestão” convida a ultrapassar o quadro tradicional onde, historicamente, foram criados os sistemas de controlo, isto é, as empresas industriais.(…)
• A terceira parte sugere um alargamento: “Do controlo na empresa ao controlo da empresa”. Com efeito, a questão do controlo ficou durante muito tempo prisioneira de uma perspectiva exclusivamente interna. Trata-se de a completar através de uma problemática externa e, talvez por isso, os grupos multinacionais parecem cada vez mais incontroláveis.