Fado e outras histórias
16,00 €
- ISBN: 9789724134895
- Depósito legal: 196356/03
- Edição: 2003
- Idioma: Português
- Dimensões: 23,5x15,5x1,2 cm
- Nº Páginas: 185, [7] p.
- Tipo: Livro
- Estado: Novo
- Editora: Asa
- Autor: Vaz,Katherine
- Tradutor: Alves, Isabel
Tema: Literatura Estrangeira, Prosa
Colecção: Romance
Edição: 1ª ed
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Descrição
NOTA: APESAR DE SER UM LIVRO NOVO APRESENTA ALGUMAS MANCHAS DE HUMIDADE NAS 2/3 PRIMEIRAS E ÚLTIMAS PÁGINAS E CAPA E CONTRACAPA
Vencedor do Prêmio Drue Heinz de Literatura de 1997. Estes textos estão cheios de narrativas e personagens baseados no significado e valor que a terra dá à existência humana. Numa história, uma mulher dorme com o padre da aldeia, tentando recuperar as terras que a igreja tomou à sua família; noutro, familiares nos Açores lutam por um terreno propriedade do seu primo americano expatriado. Mesmo imagens aparentemente pequenas são projetadas em termos da terra: Milton, explica um narrador, fez das maçãs objeto de um mal-entendido ao nomeá-las como frutas do Éden: "Na Bíblia, nenhuma fruta tem nome no Jardim do Éden - e para hoje em dia as maçãs são mal compreendidas. Elas estavam tentando seduzir as pessoas não a pecar, mas a ouvir a terra mais de perto... sua farinha branca fica molhada com o conhecimento da língua da terra, mas as pessoas não ouvem." uma linguagem bela e intensamente consciente muitas vezes desliza delicadamente as suas histórias para o reino do fado, a canção portuguesa sobre o destino e a saudade. “Ouça o rouxinol que pressiona o peito contra os espinhos da rosa”, cantam os personagens, “para que o canto seja mais bonito”. Tal verso poderia descrever o próprio motivo de Vaz por trás de sua disposição de confrontar as ambiguidades de seu tema e os conflitos de seus personagens – a alegria e a tristeza simultâneas de algumas das descobertas da vida, a dor às vezes escondida na paixão e no prazer.
Vencedor do Prêmio Drue Heinz de Literatura de 1997. Estes textos estão cheios de narrativas e personagens baseados no significado e valor que a terra dá à existência humana. Numa história, uma mulher dorme com o padre da aldeia, tentando recuperar as terras que a igreja tomou à sua família; noutro, familiares nos Açores lutam por um terreno propriedade do seu primo americano expatriado. Mesmo imagens aparentemente pequenas são projetadas em termos da terra: Milton, explica um narrador, fez das maçãs objeto de um mal-entendido ao nomeá-las como frutas do Éden: "Na Bíblia, nenhuma fruta tem nome no Jardim do Éden - e para hoje em dia as maçãs são mal compreendidas. Elas estavam tentando seduzir as pessoas não a pecar, mas a ouvir a terra mais de perto... sua farinha branca fica molhada com o conhecimento da língua da terra, mas as pessoas não ouvem." uma linguagem bela e intensamente consciente muitas vezes desliza delicadamente as suas histórias para o reino do fado, a canção portuguesa sobre o destino e a saudade. “Ouça o rouxinol que pressiona o peito contra os espinhos da rosa”, cantam os personagens, “para que o canto seja mais bonito”. Tal verso poderia descrever o próprio motivo de Vaz por trás de sua disposição de confrontar as ambiguidades de seu tema e os conflitos de seus personagens – a alegria e a tristeza simultâneas de algumas das descobertas da vida, a dor às vezes escondida na paixão e no prazer.