Padre Manuel Antunes (1918-1985) – interfaces da cultura portuguesa e europeia
Clique na imagem para ampliar

Padre Manuel Antunes (1918-1985) – interfaces da cultura portuguesa e europeia

31,50 €
  • ISBN: 9789896251215
  • Depósito legal: 255005/07
  • Edição: 2007
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 23,5x15,3,9 cm
  • Nº Páginas: 759 p.
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: Campo das Letras
  • Autor: Franco, José Eduardo, Lourenço, Eduardo, Rico,Hermínio
Tema: Biografias, Religião/Espiritualidade
Colecção: Cultura portuguesa  Vol: 12
Edição: 1ª ed

Procure o livro que tanto deseja

Selecione a quantidade prentendida, da Livraria que mais lhe convém

Pode encomendar livros em diferentes livrarias

Coloque os seus dados de contato e finalize o seu pedido

Irá ser contatado pelos Livreiros sobre a sua encomenda

Livrarias

Livraria Localização Estado Quantidade
Letras e Livros Leiria, Leiria Disponível -+
  • Descrição

Prefácio de Eduardo Lourenço
Autores: Aires A. Nascimento, Alfredo Dinis, António Ramalho Eanes, Arnaldo do Espírito Santo, Carlos Santos Pereira, Edgar Morin, Eduardo Marçal Grilo, Elísio Gala, Guilherme d’Oliveira Martins, Guy Coq, Helena Langrouva, Hermínio Rico, Isabel Carmelo Rosa Renaud, Jaime Gama, João Bénard da Costa, João Minhoto Marques, João Resina Rodrigues, Joaquim Cerqueira Gonçalves, Joaquim Coelho Rosa, José A. Ferrer Benimeli, José Augusto Mourão, José Augusto M. Ramos, José Barata-Moura, José Eduardo Franco, José Gama, José Medeiros Ferreira, José Pacheco Pereira, José Pedro Serra, Lucian Boia, Luís Archer, Luís Filipe Barreto, Luís Machado de Abreu, Manuel J. do Carmo Ferreira, Manuel Clemente, Manuel Ferreira Patrício, Maria Adelaide Canas, Maria Delfi na da Silva Barata, Maria de Fátima Meneses, Helena Carvalhão Buescu, Maria Helena da Rocha Pereira, Maria de Sousa Pereira Coutinho, Maria Vitalina Leal de Matos, Mendo Castro Henriques, Michel Renaud, Miguel Real, Nuno da Silva Gonçalves, Onésimo Teotónio Almeida, Paulo Farinha, Peter Stilwell, Philippe Boutry, Raul Miguel Rosado Fernandes, Tomás Machado Lima, Vasco Graça Moura, Vítor Serrão.

O Padre Manuel Antunes (1918-1985) foi um mestre excepcional, que marcou para a vida toda milhares de estudantes que, ao longo de mais de um quarto de século, passaram pela Faculdade de Letras de Lisboa. A sua memória continua viva e a iluminar o caminho de quantos o conheceram, ouviram e leram.
Nos tempos difíceis que a sociedade atravessa parece de elementar bom senso o regresso ao silêncio criador em que se possam escutar palavras de sabedoria que nos ajudem a redescobrir os valores fundamentais e a Repensar Portugal. Neste contexto, a actualidade de Manuel Antunes, em vez de nos fixar no passado irremediavelmente desaparecido, deve reconfortar a nossa vontade de futuro, apetrechando-a com o sentido das coisas essenciais tão facilmente corroído pelo acessório e pela sedução do superficial.
De entre os créditos associados à memória do mestre notável, contam-se o perfil de humanista, a escuta atenta dos sinais dos tempos, a disponibilidade para ouvir o outro e compreender as diferenças, a procura do essencial na floresta do efémero, o espírito de tolerância, a opção pelo que aproxima e une em vez do que pode afastar e dividir, o gosto do universal cultivado no conhecimento do singular, a arte da síntese que não despreza a paciência da análise nem o enraizamento concreto, a consciência de cidadania vivida com responsabilidade e vigilância. Estes são alguns dos muitos traços que fazem do percurso intelectual e cívico de Manuel Antunes uma referência de cultura que a sociedade portuguesa não pode perder de vista se quiser manter a sua identidade e vencer a batalha do futuro.

Main Menu