Sistemas de construção V – o edifício de rendimento da baixa pombalina de Lisboa – processo evolutivo dos edifícios: inovações técnicas; sistema construtivo – materiais básicos 3ª parte: o vidroos e alumínio – paredes 2ª parte e materiais básicos  1ª parte1ª parte
Clique na imagem para ampliar

Sistemas de construção V – o edifício de rendimento da baixa pombalina de Lisboa – processo evolutivo dos edifícios: inovações técnicas; sistema construtivo – materiais básicos 3ª parte: o vidroos e alumínio – paredes 2ª parte e materiais básicos 1ª parte1ª parte

29,26 €
  • ISBN: 9789722414227
  • Depósito legal: 186478/02
  • Edição: 2005
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 24x17x2,1 cm
  • Nº Páginas: 318 p.
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: Livros Horizonte
  • Autor: Mascarenhas,Jorge
Tema: Arquitectura
Colecção: Técnicas de construção  Vol: 5
Edição: 1ª

Procure o livro que tanto deseja

Selecione a quantidade prentendida, da Livraria que mais lhe convém

Pode encomendar livros em diferentes livrarias

Coloque os seus dados de contato e finalize o seu pedido

Irá ser contatado pelos Livreiros sobre a sua encomenda

Livrarias

Livraria Localização Estado Quantidade
Letras e Livros Leiria, Leiria Disponível -+
  • Descrição

Em 1755, num período de austeridade em que se procuravam impor novas reformas estruturais ao país, a parte baixa da cidade de Lisboa foi atingida por um severo terramoto e consumida por um violento incêndio que durou vários dias. Com o complexo processo de reconstrução, conduzido pelo então ministro do reino, o Marquês de Pombal, surge uma nova forma de pensar o urbanismo e os edifícios, uma forma prática de construir, económica, harmónica, sólida e salubre, que dará ênfase à construção de um edifício de rendimento, com importantes inovações tanto ao nível arquitectónico como construtivo. Ainda que estejamos a falar dos séculos XVIII e XIX, esta série de livros sobre a construção em Portugal não podia ficar alheia a um conjunto de edifícios erguidos com base em sistemas e princípios de construção avançados para a época que permitiram obter construções seguras contra eventuais sismos e incêndios. Numa conjuntura adversa, tal foi possível através da racionalização da construção recorrendo-se à standardização e à pré-fabricação. Só assim se conseguiu construir com uma rapidez e uma elegância admiráveis, sem negligenciar a melhoria das condições de salubridade e conforto. A presente obra procura contribuir para revelar aspectos arquitectónicos e construtivos dos edifícios de rendimento sabiamente erguidos esperando o autor que um mais profundo conhecimento sobre estes edifícios possa conduzir à sua conservação.
São objectivos desta obra:
* Descrever as características arquitectónicas e construtivas do edifício de rendimento Pombalino.
* Esclarecer a extensão das inovações técnicas, standardização, pré-fabricação
* Conhecer melhor as técnicas usadas para melhorar a resistência aos sismos, bem como a protecção contra eventuais incêndios.
* Compreender como o interior dos edifícios evoluiu sendo esta zona da cidade testemunho da origem, consolidação e evolução da tipologia habitacional mais comum em Portugal, o esquerdo/direito.
* Compreender outros núcleos iluministas em Portugal evidenciando aspectos arquitectónicos e construtivos que possam de alguma forma contribuir para a classificação da Arquitectura do edifício de rendimento Pombalino no panorama da Arquitectura Portuguesa.

Main Menu