A campanha do Argus
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A campanha do Argus

25,00 €
  • ISBN: 9789896230265
  • Depósito legal: 247557/06
  • Edição: 2006
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 23,5x16,7x2,3 cm
  • Nº Páginas: 383 p.
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: cavalo de ferro
  • Autor: Villiers, Alan
  • Tradutor: Nuno Batalha
Tema: História
Edição: 2ª ed

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A Campanha do Argus, de Alan Villiers, é um clássico da literatura marítima mundial. Numa escrita límpida e envolvente, este oficial da Armada australiana, presença assídua nas páginas do National Geographic Magazine do segundo pós-guerra como repórter das “coisas do mar”, escreveu uma narrativa de viagem de um dos mais belos veleiros da frota bacalhoeira portuguesa, o Argus. A convite de Pedro Teotónio Pereira, embaixador português em Washington, na Primavera de 1950 Villiers embarcou com os pescadores portugueses. Durante cinco longos meses, viu e registou a dureza da “faina maior” com o sentido de a documentar. Naquele tempo, a pesca do bacalhau por “homens de ferro em navios de madeira”, a mítica “frota branca”, era a última grande actividade económica que fazia uso da navegação à vela para viagens transoceânicas. Da viagem única que fez, de Lisboa aos bancos de pesca da Terra Nova, Villiers compôs um tríptico que correu mundo: um livro (com edição original em inglês, em 1951, e tradução portuguesa meses depois), um filme e um magnífico álbum de fotografias. A projecção internacional do livro foi tal que teve tradução em mais de uma dezena de línguas. Reeditá-lo a mais de cinquenta anos da primeira edição, com um preâmbulo contextualizador ilustrado com belas imagens e partindo de uma nova tradução do original, é um acontecimento cultural da maior importância. Além de um belo e minucioso memorial da pesca do bacalhau com dóris de um só homem, A Campanha do Argus permite entender os múltiplos significados deste património marítimo singular e desvendar a relação interessada do Estado Novo e do seu aparelho de propaganda com o drama épico da pesca do bacalhau.

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