Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal – 3 volumes
Clique na imagem para ampliar

Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal – 3 volumes

295,00 €
  • ISBN: 9789728673345
  • Depósito legal: não / aplic.
  • Edição: 2006
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 28x16,3x18 cm
  • Nº Páginas: v.1 - 534; v. 2 - 642; v. 3 - 668
  • Tipo: Livro
  • Estado: Novo
  • Editora: Alcalá
  • Autor: Costa,António Carvalho da
Tema: História
Edição: fac-simile

Procure o livro que tanto deseja

Selecione a quantidade prentendida, da Livraria que mais lhe convém

Pode encomendar livros em diferentes livrarias

Coloque os seus dados de contato e finalize o seu pedido

Irá ser contatado pelos Livreiros sobre a sua encomenda

Livrarias

Livraria Localização Estado Quantidade
Letras e Livros Leiria, Leiria Disponível -+
  • Descrição

Edição facsimilada da 1ª edição de edição de 1706.
Corografia Portugueza, e Descripçam Topografica do Famoso Reyno de Portugal. com as Noticias das Fundações das Cidades, Villas, & Lugares, que contem, Varões illustres, Genealogias das Familias nobres, fundações de Conventos, Catalogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edificios, & outras curiosas observaçoens.

O Padre António Carvalho da Costa nasceu em Lisboa a 20 de Abril de 1650. Foi distinto nas ciências matemáticas, históricas e principalmente na topografia, também escreveu sobre astronomia. Este trabalho, o seu mais ambicioso, é reconhecido por ter as falhas de muitas histórias contemporâneas, particularmente em questões como a precisão das genealogias fornecidas. Innocêncio notou, no entanto, que era "estimada e procurada dentro e fora do reino", e que já era rara há algum tempo. , antiguidades, arquitetura, produtos agrícolas e famílias notáveis.

Inocêncio I, 105 e XX, 189: P. "António Carvalho da Costa, Presbítero secular, natural de Lisboa onde nasceu em 1650, e morreu em 1715. Não devendo muito á natureza pelo que diz respeito aos dotes físicos, pois todos os seus biógrafos no-lo pintam de pequena estatura, corcovado, e disforme, foi contudo ornado de muito talento, e amor ao estudo, adquirindo copioso cabedal de instrução e conhecimentos nas ciências matemáticas que professou, e na história e topografia do reino, do que dão testemunho as suas obras. Frei Manuel de Figueiredo, na sua alias resumida e acanhadíssima Descripção de Portugal, na pag. XVII, falando da Corographia e do Padre Carvalho diz que este «Empreendendo na composição desta obra uma acção merecedora de muito louvor, seria mais estimável o seu projecto, se tivesse talentos e meios para desempenhar a sem mendigar e crer muito do que mandou estampar». Este juízo do cronista cisterciense há sido confirmado por outros críticos, e ninguém hoje duvida de que a Corographia do P. Carvalho envolva gravíssimos defeitos. Notam se lhe principalmente faltas e erros na parte genealógica, em que parece terem sido muito escassos os seus conhecimentos, recebendo por isso sem critério as noticias que os interessados lhe forneciam, abusando da sua sinceridade, ou talvez da condescendência a que o obrigava a mingua de recursos próprios. Os catálogos dos bispos das catedrais do reino passam também por pouco exactos: e no tocante á origem e fundações das cidades e vilas adopta sem crítica nem exame as opiniões de Fr. Bernardo de Brito, e dos outros escritores do mesmo jaez que em seu tempo andavam em voga, e cujos sonhos corriam ainda como verdades indubitáveis. Tais defeitos todavia não obstam a que esta obra seja estimada e procurada dentro e fora do reino, e os exemplares vão escasseando cada vez mais no mercado, de modo que ao fim de alguns anos terão de tornar se verdadeiramente raros.

Main Menu