O inferno
16,85 €
- ISBN: 9789899954236
- Depósito legal: 416858/16
- Edição: 2016
- Idioma: Português
- Dimensões: 20x13x1,9 cm
- Nº Páginas: 263 p.
- Tipo: Livro
- Estado: Novo
- Editora: E-Primatur
- Autor: Santareno, Bernardo
Tema: Artes Performativas
Edição: 1ª ed
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Descrição
A primeira obra literária em língua portuguesa sobre "serial-killers".
"O Inferno", baseado na história dos "amantes diabólicos de Manchester" - Ian Brady e Myra Hindley, um casal britânico que abusou sexualmente de várias crianças para as matar em seguida - é uma peça-julgamento na qual Santareno aborda questões que são transversais à sua produção literária como a essência do mal, a relação entre o crime e a sociedade e a co-relação com outras produções literárias.
O cenário e o argumento são perfeitos ao sugerirem a Santareno mais uma história em que a pacatez e fleuma da sociedade britânica são minadas por um conjunto de crimes hediondes e aparentemente sem explicação.
Na peça, os dois criminosos surgem-nos com os nomes de Eurídice e Orfeu o que os coloca bem como à peça num patamar de proto-realidade. Escrita em 1967, a peça «O Inferno» baseia-se em factos verídicos; nela o autor plasma as suas criações no molde do teatro épico de matriz brechteana, adaptando-o ao seu estilo próprio, e assume uma posição de crescente intervencionismo que irá retardar até à queda do regime fascista a representação dessa e das suas peças seguintes.
"O Inferno", baseado na história dos "amantes diabólicos de Manchester" - Ian Brady e Myra Hindley, um casal britânico que abusou sexualmente de várias crianças para as matar em seguida - é uma peça-julgamento na qual Santareno aborda questões que são transversais à sua produção literária como a essência do mal, a relação entre o crime e a sociedade e a co-relação com outras produções literárias.
O cenário e o argumento são perfeitos ao sugerirem a Santareno mais uma história em que a pacatez e fleuma da sociedade britânica são minadas por um conjunto de crimes hediondes e aparentemente sem explicação.
Na peça, os dois criminosos surgem-nos com os nomes de Eurídice e Orfeu o que os coloca bem como à peça num patamar de proto-realidade. Escrita em 1967, a peça «O Inferno» baseia-se em factos verídicos; nela o autor plasma as suas criações no molde do teatro épico de matriz brechteana, adaptando-o ao seu estilo próprio, e assume uma posição de crescente intervencionismo que irá retardar até à queda do regime fascista a representação dessa e das suas peças seguintes.